Convênios Internacionais

O Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa tem mantido como uma de suas principais metas a manutenção dos intercâmbios internacionais voltados para o desenvolvimento de atividades no âmbito da pós-graduação brasileira no contexto mundial, incentivando os Acordos de Cooperação Internacional. Os intercâmbios internacionais têm sido, assim, uma das diretrizes do Programa, vale destacar, desde a sua implantação, por intermédio de projetos, grupos de pesquisa e de estudo, convênios e um sistemático intercâmbio de docentes (em missões de trabalho) e discentes (bolsas de estudo) que foram se ampliando ao longo dos anos, firmando, cada vez mais, os intercâmbios internacionais em perspectiva interdisciplinar.

1) Grupo de Pesquisa Gender, Normativity, Representations (GENORE): Comparative analysis of official speeches existing in African Portuguese-speaking nations. The construction of the nation and (re) creation of a gender order at the memorialistic African Portuguese-speaking Literature MEDIA DISCOURSES as a reflection of what emerges in the traditional approach to differentiating gender in cities in the Portuguese-speaking African Countries; LITERARY DISCOURSE from colonial to postcolonial times starting from the strategic symbols of nation-building poetry to the contemporary imaginary duties of citizenship going beyond tradition.

Integrantes: Inocência Luciano dos Santos Mata (Coordenadora – Universidade de Macau), Mário César Lugarinho (Estudos Comparados/USP), Mark Sabine (University of Nottingham), Manuela Ribeiro Sanches (Universidade de Lisboa); Agnela Baitos (Universidade de Lisboa), Margarida Isabel Botelho Falcão Paredes (Universidade Federal da Bahia), Joacine Katar Moreira (ISCTE/Portugal), Elizabeth Vera Cruz (Universidade de Angola), Paulo Jorge Vieira (ISCTE), Claudio Alves Furtado (Universidade de Lisboa), Victoria Hartnack (Universidade de Lisboa).

Financiadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Bolsa Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Universidade de Macau; Santander Foundation.

2) Grupo de Pesquisa Conversações Atlânticas – novas margens, outras periferias: o projeto intenta delinear as possíveis correlações entre o estatuto da Literatura Galega Contemporânea e as coetâneas produções brasileiras autoidentificadas, respectivamente, como Literatura Marginal e Literatura Periférica, procurando perceber como os fenômenos acima descritos se inserem nos seus respectivos contextos estético-culturais e ensejam uma nova perspectiva para os sistemas literários dos quais fazem parte. Como decorrência da base teórica utilizada, prevê-se o estabelecimento de novas abordagens para o campo do comparatismo literário, visando lhe incorporar vetores ainda não explorados.

Integrantes: Emerson da Cruz Inácio (Coordenador/USP); Maria Teresa Bermudez (Universidade de Vigo/Galiza, Espanha).

3) Grupo de Estudos Cabo-verdianos de Literatura e Cultura CNPq/Usp

Formado em 2007 por demanda de alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores do Programa de Estudos Comparados, o grupo opera a interlocução entre escritores, pesquisadores e estudantes. Realizou vários eventos, destacando-se o I Seminário Internacional de Estudos Cabo-verdianos, 2008, trazendo ao Brasil 25 autoridades cabo-verdianas em diversas áreas de conhecimento. Interação entre literatura e patrimônio imaterial, literatura e outras artes, literatura e gênero social são constantes na produção. Via blog, reuniões presenciais, cursos dados pela Coordenadora em vários níveis acadêmicos, o grupo inclui alunos e professores, inclusive de outras universidades, destacando-se os orientandos bolsistas e pós-doutores. A Coordenadora, Profa, Dra. Simone Caputo Gomes, Membro da Academia Cabo-verdiana de Letras e da Cátedra Eugénio Tavares (Un. de Cabo Verde), desenvolve(u) projetos de pesquisa no exterior (pela FAPESP, CNPq, MRE). Coordena também convênios da USP com universidades cabo-verdianas.

4) Grupo de Pesquisa Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono: na sequência das produções teóricas que pautam a reflexão crítica e cultural sobre os espaços líquidos da contemporaneidade do Atlântico Sul, o Projecto Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono fundamenta-se numa articulação teórica e disciplinar entre os Estudos do Oceano Índico e os Estudos Literários, Visuais e Culturais Lusófonos. Pretende-se deste modo pesquisar uma lacuna disciplinar significativa motivada pela quase total ausência de um diálogo crítico entre estas duas áreas de estudos, sobretudo nos contextos de língua portuguesa. Observando a produção científica que se situa na área dos Estudos do Oceano Índico, os estudos de natureza histórica, nas suas articulações políticas e antropológicas, sobressaem como os mais desenvolvidos, principalmente, no que diz respeito ao período anterior à chegada dos europeus no Índico e à época pré-moderna, permanecendo menos aprofundados os períodos moderno e contemporâneo. Integrantes: Profa. Dra. Ana Mafalda Leite (Universidade de Lisboa);  Profa. Dra. Rita Chaves (Estudos Comparados/USP);  Prof. Dr. Nazir Can (UFRJ);  Profa. Dra. Elena Brugioni (UNICAMP);  Profa. Dra. Ute Fender (Universidade de Beyroth).

5) Grupo de Pesquisa Olhares cruzados: literaturas e culturas do Magred e subsaarianas: o projeto desenvolve um estudo comparativo entre as literaturas e aspectos culturais do continente africano, sobretudo da chamada África austral.  

Área de Pesquisa: Inglês e Filologia Românica

Coordenador Brasileiro: Profa. Dra. Tânia Macedo (DLCV)
Coordenador Estrangeiro: Profa. Anne Begenat-Neuschäfer
Público Alvo: Docentes, Pesquisadores, Alunos de Graduação, Alunos de Pós-Graduação e Membros da Equipe Técnico-Administrativa

Término da Vigência: 02.03.2018
Informações para intercâmbio de alunos de graduação: Possuir média acima de 7,0, ter conhecimento da língua alemã em nível intermediário e estar regularmente matriculado no bacharelado (com créditos a serem cumpridos após o retorno do intercâmbio).

6) Grupo de Pesquisa Intersexualidades tem como objetivo desencadear uma reflexão crítica sobre a Política e as relações de poder a partir das perspectivas fornecidas pelas teorias contemporâneas sobre o Género, o Sexo e as Sexualidades. Tendo em conta o fato de existirem não apenas grupos sociais com um déficit representativo em diversas estruturas políticas consolidadas como sujeitos (humanos e literários) que são ignorados ou descartados, de tanto as Ciências Exatas como as Humanidades não serem imunes às políticas sexuais e de o conhecimento ser igualmente legislado pelas noções de inclusão e exclusão, o grupo procurará investigar os seguintes tópicos: Quem são os que têm voz e os que não a têm? Quais são os corpos que interessam e os que são excluídos da noção de materialidade (seja ela física, científica ou literária)? Quais são as fronteiras instituídas entre gêneros e sexos, ciência e literatura, local e global, e quem ou o quê os define e legitima? Do Programa de Estudos Comparados, Prof. Emerson da Cruz Inácio (coordenador), professoras Ana Luisa Ribeiro Barata do Amaral, Aline Aparecida dos Santos, Claudiana Góis dos Santos, Bianca Mafra Gonçalves, Bruna Renata Bernardo Escaleira.

Conferir no site: http://ilcml.com/intersexualidades

7) Università degli Studi di Napoli L’Orientali

Área de Pesquisa: Letras e Ciências Sociais

Coordenador Brasileiro: Profa. Dra. Rita Chaves
Coordenador Estrangeiro: Profa. Dra. Livia Apa
Público Alvo: Docentes, Pesquisadores, Alunos de Pós-graduação, Alunos de graduação e membros da equipe técnico-administrativa.
Vigência: 23.09.2017

Informações para intercâmbio de alunos de graduação: Possuir média ponderada acima de 7,0, ter conhecimento da língua italiana em nível intermediário e estar regularmente matriculado no bacharelado (com créditos a serem cumpridos após o retorno do intercâmbio).

8) Universidade Eduardo Mondlane

Área de Pesquisa: História, Geografia, Filosofia, Ciências Sociais e Letras 
Coordenador Brasileiro: Profa Dra Rita de Cássia Natal Chaves
Coordenador Estrangeiro: Prof. Dr. Gregório Domingos Firmino
Público Alvo: Docentes, Pesquisadores, Alunos de Pós-Graduação, Alunos de Graduação e membros da equipe técnico administrativa
Término da Vigência: 20/09/2017
Informações para intercâmbio de alunos de graduação: Possuir média acima de 7,0 e estar regularmente matriculado no bacharelado (com créditos a serem cumpridos após o retorno do intercâmbio).

9) Centro de Estudos Sociais Aquino de Bragança

Área de Pesquisa: Ciências Sociais e Humanas
Coordenador Brasileiro: Profa Dra Rita de Cássia Natal Chaves
Coordenador Estrangeiro: Prof. Dr. João Paulo Borges Coelho
Público Alvo: Docentes, Pesquisadores, Alunos de Pós-Graduação e membros da equipe técnico administrativa
Término da Vigência: 26/04/2017
Informações para intercâmbio de alunos de graduação: Possuir média acima de 7,0.

10)  Universidade do Mindelo

Área de Pesquisa: Todas as áreas de estudo da FFLCH.
Coordenador Brasileiro: Profa. Dra. Simone Caputo Gomes
Coordenador Estrangeiro: Profa. Rosa Elina Pazos
Público Alvo: Docentes, Pesquisadores, Alunos de Graduação, Alunos de Pós-Graduação e Membros da equipe técnico administrativa
Término da Vigência: 03.01.2021

Informações para intercâmbio de alunos de graduação: Possuir média ponderada acima de 7,0, ter conhecimento da língua italiana em nível intermediário e estar regularmente matriculado no bacharelado (com créditos a serem cumpridos após o retorno do intercâmbio).

 

11) Universidade Politécnica de Moçambique

Área de Pesquisa: História, Geografia, Filosofia, Ciências Sociais e Letras 
Coordenador Brasileiro: Profa Dra Rita Chaves
Coordenador Estrangeiro: Profª. Drª. Rosânia Pereira da Silva
Público Alvo: Docentes, Pesquisadores, Alunos de Pós-Graduação, Alunos de Graduação e membros da equipe técnico administrativa
Término da Vigência: 02/12/2016
Informações para intercâmbio de alunos de graduação: Possuir média acima de 7,0 e estar regularmente matriculado no bacharelado (com créditos a serem cumpridos após o retorno do intercâmbio).

12) Universidade Técnica de Moçambique

Área de Pesquisa: História, Geografia, Filosofia, Ciências Sociais e Letras 
Coordenador Brasileiro: Profa Dra Tania Celestino de Macedo
Coordenador Estrangeiro: Prof. Dr. Rui Maia
Público Alvo: Docentes, Pesquisadores, Alunos de Pós-Graduação, Alunos de Graduação e membros da equipe técnico administrativa
Término da Vigência: 22/11/2016
Informações para intercâmbio de alunos de graduação: Possuir média acima de 7,0 e estar regularmente matriculado no bacharelado (com créditos a serem cumpridos após o retorno do intercâmbio).