Supervisões de pós-doutoramento

O Programa de Estudos Comparados se volta para a supervisão de estágios de pós-doutorado, sendo os interessados, em geral, professores e pesquisadores de outros Programas do país, professores de IES com carreiras consolidadas e que procuram um aperfeiçoamento para sua formação, além de jovens doutores ainda não vinculados a nenhuma IES. São previstas algumas atividades de docência na pós-graduação em colaboração com o supervisor do estágio, contribuindo para o fortalecimento da formação de docentes com qualidade de alto nível para IES do Brasil e do exterior. Para tanto, é fundamental a participação no Encontro Anual do Programa e em eventos organizados por seus supervisores para além das atividades já previstas no currículo regular e que se organizam a partir da interlocução entre docentes, pós-doutorandos, mestrandos, doutorandos e alunos de Iniciação Científica do Programa em parceria com docentes de outras IES do Brasil e do exterior. Além das publicações previstas de resultados parciais ou integrais das pesquisas desenvolvidas no período do estágio.

2016: 16 supervisões de pós-doutoramento.

Supervisão Prof. Benjamin Abdala Júnior:

Prof. Alfeu Sparemberger, Universidade Federal de Pelotas;

Profa. Márcia dos Santos do Nascimento, Universidade Federal de Goiás;

Profa. Cristiane Navarrete Tolomei, Universidade Federal do Maranhão;

Prof. José Leite de Oliveira Júnior, Universidade Federal do Ceará;

Prof. José Carlos Siqueira de Souza, Universidade Federal do Ceará;

Prof. Khalid Basher Tailche, Bolsista Fapesp, Universidade de Nova York; Prof. Cristiano Camilo Lopes, Universidade Presbiteriana Mackenzie, supervisão Profa. Maria Zilda da Cunha.

Supervisão Prof. Paulo Motta:

Profa. Carla Carvalho Alves, bolsista Fapesp;

Profa. Eliana da Conceição Tolentino, Universidade Federal de São João Del-Rey.

Supervisão Prof. Hélder Garmes:

Profa. Cibele Elisa Viegas Aldrovandi, bolsista CNPq;

Prof. Giuliano Lellis Ito Santos, bolsista Capes;

Prof. Duarte Nuno Drumond Braga, bolsista Fapesp, aprovado, em 2016, nos concursos para docência em Literatura Portuguesa na UNIFESP e na UFMG.

Supervisão Prof. José Nicolau Gregorin Filho:

Prof. Rosemar Eurico Coenga, Centro Universitário Cândido Rondon.

Supervisão Profa. Elza Assumpção Miné:

Profa. Édima de Sousa Matos, Universidade do Oeste Paulista, Campus de Presidente Prudente;

Supervisão Prof. Maurício Salles Vasconcelos:

Prof. Alessandro Carvalho Sales, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Supervisão Prof. Emerson da Cruz Inácio:

Profa. Luana Barossi, Instituto Federal de São Paulo.

Supervisão Prof. Mário César Lugarinho:

Prof. Sílvio Ruiz Paradiso, Centro de Ensino Superior de Maringá, Bolsa de Estudo Íbero-América para Jovens Professores e Pesquisadores, SANTANDER.