Histórico do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, desde sua criação em 1994, destaca-se por desenvolver investigações e estudos de cultura e literatura ligados às comunidades de língua portuguesa, privilegiando conteúdos que se referem às culturas das nações onde a língua portuguesa é língua oficial.

Destaca-se, também, pelas inovadoras perspectivas comparatistas dos Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, que introduziram no cenário das universidades brasileiras, a particular atenção para a produção cultural de cada uma dessas nações, comunidades ou territórios, a partir das dinâmicas de suas relações históricas internas e externas, bem como, suas diversas e múltiplas formas de organização social. Por esse motivo, ao longo de seu percurso, o Programa esteve sempre atento às especificidades da produção cultural dos países de língua portuguesa e suas imbricações com seus respectivos contextos históricos, nos continentes americano, africano, europeu, e, mais recentemente, asiático, oferecendo condições para estudos específicos referentes às literaturas e às culturas produzidas em tais territórios a fim de estudá-las nas suas múltiplas inter-relações, a partir da perspectiva comparatista e de seus contextos sócio-político-culturais.

Quando de sua criação, o Programa constituiu-se com a participação de docentes cujas pesquisas já eram referência nas suas áreas de atuação. Desde então, vem atraindo outros pesquisadores interessados em investigar as trocas culturais entre povos que compartilham a mesma língua e uma mesma herança histórica marcada pelo colonialismo português. O corpo docente, hoje, de formação diversa, integra diferentes gerações de pesquisadores, possibilitando um diálogo permanente entre variadas perspectivas teórico-críticas dos estudos literários na universidade brasileira.

Procurando atender, portanto, as demandas dos docentes do Programa, bem como, as linhas de pesquisa dentro das quais estão inscritos, é que alguns eixos mais amplos do comparativismo foram encontrando as possibilidades para a sua consolidação, incidindo diretamente nas orientações de pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e supervisões de Pós-Doutorado.

As linhas de pesquisa foram, assim, fortalecendo o perfil do Programa e refletindo o seu forte caráter interdisciplinar, como é possível notar desde a sua progressiva organização entre os anos de 1990 e os primeiros anos do século XXI, cujas linhas eram: História cultural das práticas letradas luso-brasileiras dos séculos XII e XIII; Relações literárias Brasil-Portugal: dos anos 70 (século XIX) aos anos 20 (século XX); Modernismo nas literaturas de língua portuguesa; Neorrealismo: matrizes e variantes dos anos 40 e quarenta anos depois nas literaturas de língua portuguesa; Literatura e sociedade na época contemporânea: Portugal, Brasil e África; Mulher e literatura (ficção, poesia, ensaio); Imagens do Brasil na literatura portuguesa; A literatura infantil/juvenil em língua portuguesa (Brasil, Portugal e África). Assim é que partindo de indispensáveis pressupostos teórico-metodológicos comparativos, enfatizou-se a convergência dos campos específicos do conhecimento de que se baseia, se beneficia e fertiliza a perspectiva interdisciplinar entre as literaturas de língua portuguesa.

Em 2009, adequando-se às novas demandas de seus docentes, aos seus respectivos projetos de pesquisa, bem como, a articulação geral do Programa no que diz respeito à sua organização interna, as linhas de pesquisa foram reorganizadas da seguinte forma: Literatura e Sociedade; Relações literárias Brasil-Portugal-África; Literatura Infantil e Juvenil.

Mediante uma abordagem interdisciplinar relativamente inédita no Brasil, na qual o suporte linguístico comum, a língua portuguesa, é privilegiado e considerado em sua potencialidade de depositório histórico e meio dinâmico através do qual as trocas culturais do mundo em globalização ocorrem, os critérios teórico-metodológicos, provenientes da teoria da literatura e dos estudos da linguagem sempre em interface com as ciências humanas, estão em função de uma interpretação produtiva e continuamente atualizada de obras literárias e artísticas.

Portanto, as definições de novos projetos cujas delimitações foram surgindo por intermédio de questões históricas contemporâneas, acabaram por definir, em 2010, duas das atuais Linhas de Pesquisa do Programa:

  • Literatura e experiência histórica nos países de língua: busca o estudo comparativo das produções literárias de língua portuguesa de forma a considerar o processo colonial português e as distintas experiências históricas das sociedades submetidas a esse processo.
  • Literatura e outras formas do saber: propõe o estudo comparativo entre a produção literária dos países de língua portuguesa e outras formas de produção do conhecimento, nas suas manifestações artísticas, históricas e políticas.

E, em 2016, foi criada uma terceira linha de pesquisa Laboratórios de Criação - Escrita Literária 

As linhas atuais tornaram possível uma melhor articulação e um maior diálogo entre as diferentes frentes de trabalho, a partir de múltiplos pressupostos teóricos que registram a diversidade e a identidade do Programa fortalecida por uma composição heterogênea de docentes provenientes de várias Instituições de Ensino Superior do Brasil mas cujos horizontes teórico-metodológicos acabam por construir um interessante, sistemático e dinâmico diálogo. 

Perfil do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo visa a continuar ampliando suas fronteiras como um centro de excelência de caráter interdisciplinar e transdisciplinar no estudo integrado e comparativo das Literaturas de Língua Portuguesa nos contextos sócio-político-culturais de seus países de origem.

Esse processo ininterrupto de fortalecimento da pesquisa (em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado; do ensino junto à graduação e pós-graduação; além dos cursos de extensão voltados essencialmente para a formação e atualização de professores das redes de ensino público não só do Estado de São Paulo), conta com a dedicação exclusiva de seus docentes, por intermédio de suas atividades acadêmicas bem sucedidas, resultando progressivamente em atividades de impacto social, além dos convênios nacionais e internacionais, por intermédio do significativo número de grupos de pesquisa que contam com docentes de outros Programas de Pós-Graduação do Brasil e do exterior. O Programa de Estudos Comparados conta com vinte e quatro grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, com bolsas de pesquisa da Capes, CNPq e FAPESP, consolidando parcerias interinstitucionais, ampliando e fortalecendo as possibilidades de interlocução e a reciprocidade entre diferentes docentes de diversos Programas de Pós-Graduação do Brasil e do exterior com o Programa de Estudos Comparados. Portanto, todos os docentes do Programa se dedicam a mais de um projeto de pesquisa, atuam regularmente na graduação e na pós-graduação, desenvolvem supervisões de pós-doutoramento, fortalecendo os vínculos de pesquisa com docentes de outras Instituições de Ensino Superior e com jovens doutores ainda não inscritos em Instituições de Ensino Superior.

Entre outras iniciativas, o Programa de Estudos Comparados mantém suas atividades de integração com a graduação através do PAE-USP, programa que visa qualificar pós-graduandos para o ensino superior. Com o referido Programa, o aluno de pós-graduação realiza estágio no ensino superior da USP, com remuneração, caso não seja bolsista, acompanhado por um supervisor. Apesar de ser uma atividade compulsória aos bolsistas CAPES, o Programa estimula os demais alunos a participarem dessa iniciativa, que tem se constituído em importante recurso para a formação de novos profissionais para o nível superior e um ponto positivo nas interlocuções com a graduação. É relevante considerar a inclusão de alunos da graduação nos Encontros anuais do Programa apresentando suas pesquisas de Iniciação Científica, inseridos, assim, no contexto das atividades da pós-graduação, e no cotidiano de pesquisas de Mestrado e Doutorado. Os alunos de Iniciação Científica participam ativamente de atividades acadêmicas da Pós-Graduação, percebendo as possibilidades futuras de desenvolvimento de projetos de pesquisa em nível de Mestrado e de Doutorado.

A internacionalização é uma das diretrizes do Programa, vale destacar, desde a sua criação, por intermédio de projetos, convênios e de um sistemático intercâmbio de docentes que foi se ampliando ao longo dos anos. A implementação desses acordos de cooperação internacional tem viabilizado e incentivado os intercâmbios internacionais, estabelecendo uma produtiva interlocução entre docentes e discentes de diferentes Programas por intermédio dos grupos de pesquisa, da organização de eventos, de apresentações de trabalhos, de publicações no Brasil e no exterior.