CURSO de ESCRITA CRIATIVA: ENSAIO, PROSA E POESIA

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Por: Antonio Vicente Seraphim Pietroforte e Mauricio Salles Vasconcelos

Faz algum tempo, eu e alguns colegas da FFLCH-USP estamos tentando construir na faculdade um curso de pós-graduação em ESCRITA CRIATIVA. Pois bem, depois de muitas tentativas, a área de pós-graduação em ECLLP, no ano passado (2017), acenou para mim e para o professor e escritor Mauricio Salles Vasconcelos com a proposta de desenvolver com eles a pós-graduação em ESCRITA CRIATIVA: ENSAIO, PROSA E POESIA. Neste segundo semestre de 2018, o Maurício ministra o curso ESCRITA CRIATIVA: ROMANCE - quinta-feira, das 14h às 17h - e eu ministro ESCRITA CRIATIVA: POESIA - quarta-feira, das 14h às 17h -. Essa conquista não é só nossa, ela se estende a todos os que escrevem prosa e poesia e frequentam os cursos de letras. No curso de poesia, pretendo citar vários poetas da cidade de São Paulo, que estão todos convidados a participar, trocando conosco suas experiências com a criação literária. O programa do curso de poesia, em linhas gerais, é este:

CRIAÇÃO LITERÁRIA – POESIA
início dia 8 de agosto / quarta feira / das 14h às 17h
sala - ainda não divulgada

O curso é pensado em três módulos: (1) discussões, por meio do pluralismo estético, de algumas tendências da poesia brasileira contemporânea, acompanhadas de laboratórios de criação de poesia, com base nos temas tradados – 1ª à 6ª aulas, dirigidas por mim –; (2) estudos do verso e de seus componentes métricos e entoativos, acompanhados de laboratórios de criação – 7ª à 9ª aulas, dirigidas pelo professor Rodrigo Bravo –; (3) práticas performáticas da poesia contemporânea – 10ª à 12ª aulas, dirigidas pela professora Maria Vitória –.

1ª aula:
Apresentação do curso;
Exposição de um modelo teórico a respeito dos regimes de criação poética;
Apresentação do livro MUSA FUGIDIA, organizado pelo Edson Cruz, com depoimentos de vários poetas contemporâneos.

2ª aula:
tema – O neorrealismo, seus desdobramentos na poesia brasileira contemporânea e as políticas de ações afirmativas;
texto – “O socialismo utópico”, de Martin Buber;
poesia – Ferreira Gullar; Cuti; Ademir Assunção; Ricardo Aleixo; Jr Bellé.; Bruno Molinero; Glauco Mattoso.

3ª aula:
tema – O surrealismo e seus desdobramentos na poesia brasileira contemporânea;
texto – “Quadro histórico do surrealismo”, de Luiz Nazário;
poesia – Roberto Piva; Chiu Yi Chih; Andréia Carvalho Gavita; Rubens Zárate.

4ª aula:
tema – O experimentalismo e seus desdobramentos na poesia brasileira contemporânea;
texto – “Poemografias”, de Fernando Aguiar e Silvestre Pestana;
poesia – E M de Melo e Castro; Glauco Mattoso; Marcelo Tápia; Elson Fróes; Delmo Montenegro; Sahea Marcello; projeto Maximalista.

5ª aula:
tema – A presença das mulheres na poesia brasileira contemporânea;
poesia – Marília Garcia; Maria Carol De Bonis; Ellen Maria; Lilian Aquino.

6ª aula:
tema – A presença queer na poesia brasileira contemporânea;
poesia – Glauco Mattoso; Amador Ribeiro Neto; Simone Teodoro; Izabela Orlandi; Alessandra Safra; Paulo César de Carvalho.

7ª aula:
Fundamentos de Esticologia: a importância do ritmo para a poesia;
Breve história do verso;
Conceitos básicos de versificação e Esticometria.

8ª aula:
Formas regulares de versificação: estudo sobre os gêneros haikai e soneto;
Laboratório de criação.

9ª aula:
Formas irregulares de versificação: verso livre, ode beat;
Paradigmas contemporâneos de estruturação do verso;
Laboratório de criação.

10ª aula:
O corpo poético: entre o Oriente e o Ocidente;
A relação entre a poesia e as artes da cena em um panorama histórico da poesia performática.

11ª aula:
Práticas de recitação poética;
Consciência e treinamento do corpo e da voz na poesia.

12ª aula:
Experimentação de recitação poética;
Preparação e investigação prática de performances poéticas