Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Informações gerais

 

PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino é regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005, destina-se exclusivamente a alunos de Pós-Graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de mestrado e doutorado.

Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação e sua composição consiste em duas etapas: 

  1. Preparação Pedagógica;
  2. Estágio Supervisionado em Docência.

Etapa de Preparação Pedagógica

A Etapa de Preparação Pedagógica assume diferentes características de acordo com a forma como a Unidade de Ensino a estrutura, podendo ser encontrada em três modalidades:

  • Uma disciplina de Pós-Graduação oferecendo créditos, cujo conteúdo estará voltado para as questões da Universidade e do Ensino Superior;
  • Conjunto de conferências, com especialistas da área de Educação, condensadas num tempo menor, tendo como tema as questões do Ensino Superior;
  • Núcleo de atividades, envolvendo preparo de material didático, discussões de curriculum, de ementas de disciplinas e planejamento de cursos, coordenadas por professores.

Etapa de Estágio Supervisionado

Quanto à Etapa de Estágio Supervisionado em Docência, esta é realizada especificamente em disciplinas de graduação, devendo o interessado se inscrever na Unidade de Ensino da área de conhecimento pertinente ao seu curso. Ao final do estágio, depois de cumpridas as formalidades, os participantes que obtêm aproveitamento satisfatório têm direito a um certificado e, a critério da Comissão de Pós-Graduação, poderão receber créditos pela atividade. 

O Programa é opcional aos alunos de Pós-Graduação da Universidade, exceto àqueles que são contemplados pela Bolsa Demanda Social da CAPES, cujo regulamento solicita a realização de estágio. 

Diretrizes

As diretrizes do Programa PAE válidas estão disponíveis para download no formato (.pdf) Diretrizes_PAE.pdf

  1. Relatório do Supervisor: Relatório do Supervisor

  2. Relatório do Estagiário: Relatório do Estagiário

 

Sobre o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE):

 1o. semestre de 2019

O PAE foi criado pela CAPES a partir da observação de que os pós-graduandos tinham significativa experiência em pesquisa, mas pouca em sala de aula.

Todas as Unidades da USP têm o Programa PAE cujo funcionamento ocorre no Serviço de Pós-Graduação de cada Unidade, no entanto, é preciso destacar que cada qual estabelece seus critérios internos, apesar de estarem vinculadas às normas gerais do PAE Central oriundas da Reitoria.

O aluno USP poderá realizar o PAE em qualquer Unidade da USP (São Paulo e Interior), desde de que siga o Edital daquela Unidade.

A nossa sugestão é a de que o aluno escolha a disciplina do estágio de acordo com o seu projeto de pesquisa.

  • A partir do 1o. Semestre de 2018, a FFLCH aboliu o Ciclo de Palestras, optando pelo formato Disciplina: FLM5612 - Ensino e Fundamentos Pedagógicos da Prática Docente na Educação Superior (Preparação Pedagógica).
  • Esta disciplina é de curta duração, com obtenção de 2 créditos.
  • No período de matrícula Web de aluno regular (veja o período da matrícula no calendário da Pós-Graduação da FFLCH no site) faça a sua matrícula na disciplina de “Preparação Pedagógica”, conforme o código acima.

Estágio Supervisionado

Inscrição online: antes de qualquer ação, LEIA inteiramente o EDITAL da inscrição do semestre correspondente, e siga o que se pede. Edital será divulgado no site da Comissão de Pós-Graduação FFLCH.

Inscrição: Acessar o Janus e efetuar a inscrição. 

Caminho: Janus > PAE > Inscrição > 2o. Semestre de 2019 > Adicionar/alterar .

OBS.: Antes de fazer a inscrição para o estágio, converse com o professor responsável pela disciplina (supervisor) em que pretende fazer o estágio para haver aceite e leve o Plano de Trabalho impresso. Veja o modelo do plano de trabalho no slide no.15 da apresentação no site da CPG, o qual deverá ser digitado no ato da inscrição online no Janus.

Observação final

A próxima inscrição no PAE, no Estágio Supervisionado, ocorrerá no período de: 02 a 21 de maio, para estagiar no 2o. Semestre de 2019. Leia o Edital no site da CPG correspondente ao período.

O período de inscrição não será prorrogado.

Maiores informações, acesse:www.pos.fflch.usp.br (menu PAE)

Assista:

Ciclo de Palestras promovido pela FFLCH-USP para o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE).