Interfaces com a Educação Básica

O Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa tem trabalhado na formação continuada de professores de Educação Básica por meio de cursos de extensão, atualização, minicursos e palestras, visando aprimorar as formas de inserção de conteúdos das literaturas de língua portuguesa sobretudo no que se refere a conteúdos das literaturas e culturas africanas de língua oficial portuguesa, conforme as Leis 10.639/03 e 11.645/08. Por manter projetos de pesquisa na área de Literatura Infantil/Juvenil, tem colaborado de maneira significativa no aperfeiçoamento de professores para as atividades nessa área. Para atender, portanto, aos seus propósitos de integração com os docentes do Ensino Básico, o Programa definiu três eixos principais: primeiro, cursos de extensão e atualização; segundo, eventos promovidos pelo Programa; e, terceiro, situação dos egressos.

Além das atividades acadêmicas propostas, é importante destacar o PROFLETRAS, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras, cujo objetivo é capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. Fazem parte do PROFLETRAS da USP, 4 docentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.

Como forma de divulgar a produção de seus docentes e discentes para professores e estudantes, foram lançados 4 livros on-line, disponíveis na página do Programa na internet, assim como livros convencionais com participação maciça de professores e alunos do Programa.

Neste item, também se destacam as publicações do Programa, tais como a Revista Via Atlântica, a Revista Crioula e a Revista Literartes, além dos livros publicados por seus docentes que fazem parte de Programas do MEC, tais como o PNBE do Professor e o PNLD, como é exemplo o livro da Coleção Língua Portuguesa – Ensino Médio, das Profas. Roberta Hernandes Alves e Vima Lia Martin (professora do Programa de Estudos Comparados), pela Editora Positivo, 2013 e Aprovada no PNLD 2015.

VOL.1

ISBN 978-85-385-6790-5 (aluno)
ISBN 978-85-385-6791-2 (professor)
VOL.2
ISBN 978-85-385-6792-9 (aluno)
ISBN 978-85-385-6793-6 (professor)
VOL.3
ISBN 978-85-385-6794-3 (aluno)
ISBN 978-85-385-6795-0 (professor)

A coleção, em três volumes, estimula a reflexão sobre o português brasileiro contemporâneo e as literaturas brasileira, portuguesa e africanas de Língua Portuguesa. Os capítulos apresentam temas que buscam a aproximação dos alunos, gerando reflexões sobre os direitos da mulher, a condição indígena, a representação da afrodescendência na literatura e o protagonismo juvenil.