Aluno Especial
Sobre a modalidade de Aluno Especial
Regimento (RESOLUÇÃO Nº 7493, DE 27 DE MARÇO DE 2018)
Artigo 54 – Alunos especiais são aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas, sem vínculo com qualquer Programa de Pós-Graduação da USP.
§ 1º – Os alunos especiais terão direito a um certificado de aprovação em disciplinas, expedido pela Comissão de Pós-Graduação (CPG).
§ 2º – A aceitação do aluno especial deverá ser aprovada pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP), ouvido o docente responsável pela disciplina.
Artigo 55 – Podem, a juízo da CCP, ser admitidos para matrícula em disciplinas de Pós-Graduação, na condição de alunos especiais, alunos de graduação da USP.
Inscrição e Matrícula para Aluno Especial do Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa:
Da Inscrição para Aluno Especial
As inscrições são realizadas exclusivamente online. A secretaria de pós-graduação não aceita inscrições presenciais, nem pelos correios.
Todos os resultados serão divulgados na página do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, nas datas indicadas nos calendários (no decorrer do dia, até 18h).
As dúvidas serão atendidas exclusivamente por e-mail: posdlcv@usp.br
CALENDÁRIO:
06 de Janeiro a 10 de Fevereiro de 2025 (das 8hs do dia 06/01 até às 23:59hs do dia 10/02/2025) |
Período de inscrição (Obs.: o boleto deverá ser pago até 10/02/2025) |
Até 14 de Fevereiro de 2025 |
Divulgação dos inscritos para seleção (no decorrer do dia, até 18h) |
Até 21 de Fevereiro de 2025 |
Divulgação da lista de selecionados Obs: Os candidatos selecionados serão automaticamente matriculados e, oportunamente, receberão a declaração de matrícula. |
Certificado |
Aluno especial NÃO TEM ACESSO AO SISTEMA JANUS. Os alunos selecionados e aprovados terão direito ao certificado no final do curso. Após o lançamento das notas pelos docentes, a secretaria se encarregará de encaminhar em momento oportuno. As disciplinas poderão ser aproveitadas, em caso de ingresso nos nossos programas e a critério do(a) orientador(a) e da coordenação do respectivo programa, em até 36 meses após a conclusão. |
ORIENTAÇÕES/DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÕES:
1.1) As inscrições são realizadas unicamente via web, por meio do link indicado
1.2) No ato da inscrição, além de preencher o formulário online, o candidato deverá fazer upload dos seguintes documentos - EM CÓPIAS LEGÍVEIS:
a) RG (cópia simples). Não serão aceitos CNH e nem Carteira Profissional (OAB, CREA etc)
b) CPF (cópia simples - frente e verso na mesma página)
c) Diploma de Graduação (cópia simples - frente e verso na mesma página) - Não será aceito Atestado de Conclusão sem data da Colação de Grau ou Atestado de 'Provável Bacharel'
d) Histórico Escolar da Graduação (cópia simples)
e) Carta ao ministrante justificando a escolha da disciplina (máximo 1 página), onde conste: Sigla e Nome da Disciplina, além do nome do Ministrante.
f) Comprovante do Pagamento da Taxa de inscrição (R$ 80,00) por disciplina
g) Aluno estrangeiro - Além dos documentos acima, o estrangeiro deverá apresentar uma cópia simples do RNE
ATENÇÃO! Siga as instruções atentamente, pois as inscrições que não atenderem ao solicitado serão desconsideradas e o pagamento não será devolvido.
2) ALUNOS UNESP/UNICAMP (matrículas em disciplinas)
Os alunos da UNESP/UNICAMP não passam por processo seletivo nem pagam taxa de inscrição ou matrícula, portanto precisam apenas realizar a inscrição na data fixada.
CALENDÁRIO:
Período de inscrição SOMENTE ALUNOS UNESP/UNICAMP 03 a 21 de fevereiro de 2025 (das 8hs do dia 03/02 até às 23:59hs do dia 21/02/2025) |
Período de inscrição |
Até 25 de fevereiro de 2025 (no decorrer do dia, até 18h) |
Divulgação da lista de inscritos para matrículas (clique aqui) 1) Os candidatos inscritos serão automaticamente matriculados e, oportunamente, receberão a declaração de matrícula. 2) Os alunos aprovados terão direito ao certificado no final do curso. Após o lançamento das notas pelos docentes, a secretaria se encarregará de encaminhar em momento oportuno. Aluno especial NÃO TEM ACESSO AO SISTEMA JANUS. |
ORIENTAÇÕES/DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÕES:
2.1) As inscrições são realizadas unicamente via web, por meio do link indicado
2.2) No ato da inscrição, além de preencher o formulário online, o candidato deverá fazer upload dos seguintes documentos - EM CÓPIAS LEGÍVEIS:
a) RG (cópia simples). Não serão aceitos CNH e nem Carteira Profissional (OAB, CREA etc)
b) CPF (cópia simples - frente e verso na mesma página)
c) Diploma de Graduação (cópia simples - frente e verso na mesma página) - Não será aceito Atestado de Conclusão sem data da Colação de Grau ou Atestado de 'Provável Bacharel'
d) Histórico Escolar da Graduação (cópia simples)
e) Carta ao ministrante justificando a escolha da disciplina (máximo 1 página), onde conste: Sigla e Nome da Disciplina, além do nome do Ministrante.
f) Comprovante do Pagamento da Taxa de inscrição (R$ 80,00) por disciplina
g) Aluno estrangeiro - Além dos documentos acima, o estrangeiro deverá apresentar uma cópia simples do RNE
ATENÇÃO! Siga as instruções atentamente, pois as inscrições que não atenderem ao solicitado serão desconsideradas e o pagamento não será devolvido.