Aluno Especial

Sobre a modalidade de Aluno Especial 

Regimento (RESOLUÇÃO Nº 7493, DE 27 DE MARÇO DE 2018) 

Artigo 54 – Alunos especiais são aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas, sem vínculo com qualquer Programa de Pós-Graduação da USP.

§ 1º – Os alunos especiais terão direito a um certificado de aprovação em disciplinas, expedido pela Comissão de Pós-Graduação (CPG).
§ 2º – A aceitação do aluno especial deverá ser aprovada pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP), ouvido o docente responsável pela disciplina.

Artigo 55 – Podem, a juízo da CCP, ser admitidos para matrícula em disciplinas de Pós-Graduação, na condição de alunos especiais, alunos de graduação da USP. 

Inscrição e Matrícula para Aluno Especial do Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa: 

Da Inscrição para Aluno Especial

As inscrições são realizadas exclusivamente online. A secretaria de pós-graduação não aceita inscrições presenciais, nem pelos correios.

Todos os resultados serão divulgados na página do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, nas datas indicadas nos calendários (no decorrer do dia, até 18h).

As dúvidas serão atendidas exclusivamente por e-mail: posdlcv@usp.br 

 

CALENDÁRIO:

06 de Janeiro a 10 de Fevereiro de 2025

(das 8hs do dia 06/01 até às 23:59hs do dia 10/02/2025)

Período de inscrição

Link para inscrição

Link do Boleto 

(Obs.: o boleto deverá ser pago até 10/02/2025)

Até 14 de Fevereiro de 2025

Divulgação dos inscritos para seleção  (no decorrer do dia, até 18h)

Até 21 de Fevereiro de 2025

Divulgação da lista de selecionados

Obs: Os candidatos selecionados serão automaticamente matriculados e, oportunamente, receberão a declaração de matrícula.

Certificado

Aluno especial NÃO TEM ACESSO AO SISTEMA JANUS.

Os alunos selecionados  e aprovados terão direito ao certificado no final do curso. Após o lançamento das notas pelos docentes, a secretaria se encarregará de encaminhar em momento oportuno. As disciplinas poderão ser aproveitadas, em caso de ingresso nos nossos programas e a critério do(a) orientador(a) e da coordenação do respectivo programa, em até 36 meses após a conclusão.

 

ORIENTAÇÕES/DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÕES:

1.1) As inscrições são realizadas unicamente via web, por meio do link indicado

1.2) No ato da inscrição, além de preencher o formulário online, o candidato deverá fazer upload dos seguintes documentos -  EM CÓPIAS LEGÍVEIS:

   a) RG (cópia simples). Não serão aceitos CNH e nem Carteira Profissional (OAB, CREA etc)

   b) CPF (cópia simples - frente e verso na mesma página)

   c) Diploma de Graduação (cópia simples - frente e verso na mesma página) - Não será aceito Atestado de Conclusão sem data da Colação de Grau ou Atestado de 'Provável Bacharel'

   d) Histórico Escolar da Graduação (cópia simples)

   e) Carta ao ministrante justificando a escolha da disciplina (máximo 1 página), onde conste: Sigla e Nome da Disciplina, além do nome do Ministrante.

   f) Comprovante do Pagamento da Taxa de inscrição (R$ 80,00) por disciplina

   g) Aluno estrangeiro - Além dos documentos acima, o estrangeiro deverá apresentar uma cópia simples do RNE  

 

ATENÇÃO! Siga as instruções atentamente, pois as inscrições que não atenderem ao solicitado serão desconsideradas e o pagamento não será devolvido.

 

2) ALUNOS UNESP/UNICAMP (matrículas em disciplinas)

   Os alunos da UNESP/UNICAMP não passam por processo seletivo nem pagam taxa de inscrição ou matrícula, portanto precisam apenas realizar a inscrição na data fixada.

                    CALENDÁRIO:

Período de inscrição

SOMENTE ALUNOS UNESP/UNICAMP

03 a 21 de fevereiro de 2025

(das 8hs do dia 03/02 até às 23:59hs do dia 21/02/2025)

Período de inscrição

Link para inscrição

Até 25 de fevereiro de 2025

(no decorrer do dia, até 18h)

Divulgação da lista de inscritos para matrículas (clique aqui)

1) Os candidatos inscritos serão automaticamente matriculados e, oportunamente, receberão a declaração de matrícula.

2) Os alunos aprovados terão direito ao certificado no final do curso. Após o lançamento das notas pelos docentes, a secretaria se encarregará de encaminhar em momento oportuno.

Aluno especial NÃO TEM ACESSO AO SISTEMA JANUS.

 

 ORIENTAÇÕES/DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÕES:

2.1) As inscrições são realizadas unicamente via web, por meio do link indicado

2.2) No ato da inscrição, além de preencher o formulário online, o candidato deverá fazer upload dos seguintes documentos -  EM CÓPIAS LEGÍVEIS:

   a) RG (cópia simples). Não serão aceitos CNH e nem Carteira Profissional (OAB, CREA etc)

   b) CPF (cópia simples - frente e verso na mesma página)

   c) Diploma de Graduação (cópia simples - frente e verso na mesma página) - Não será aceito Atestado de Conclusão sem data da Colação de Grau ou Atestado de 'Provável Bacharel'

   d) Histórico Escolar da Graduação (cópia simples)

   e) Carta ao ministrante justificando a escolha da disciplina (máximo 1 página), onde conste: Sigla e Nome da Disciplina, além do nome do Ministrante.

   f) Comprovante do Pagamento da Taxa de inscrição (R$ 80,00) por disciplina

   g) Aluno estrangeiro - Além dos documentos acima, o estrangeiro deverá apresentar uma cópia simples do RNE  

 

ATENÇÃO! Siga as instruções atentamente, pois as inscrições que não atenderem ao solicitado serão desconsideradas e o pagamento não será devolvido.