Cartão USP
Para solicitar o cartão USP, entre no Sistema Janus
Vá na seção "Cartão USP" e siga as instruções. Faça o pedido do cartão e em seguida insira uma foto 3x4 fundo claro e o rosto de frente e destacado, não pode ter outros elementos na foto. Só conseguiremos autorizar a emissão do cartão se ele estiver completo, com a realização do pedido + foto inserida.
A emissão da 1ª via é gratuita.
A confecção leva em torno de 30 dias. O aluno é informado pelo sistema quando o cartão estiver disponível na unidade, neste caso, no Serviço de Pós-Graduação (SPG). Espere pelo menos uma semana para vir retirar, que é o tempo médio de envio dos cartões para o SPG.
Para a Renovação do Cartão, basta entrar no sistema, enquanto for aluno regular, e, a partir do mês do vencimento, solicitar novo cartão.
Em caso de extravio, o aluno deverá solicitar nova Carteira no Janus colocando este motivo e comparecer à Tesouraria da FFLCH (Prédio da Administração da FFLCH, sala 143), para efetuar o pagamento da taxa do novo cartão. Após o pagamento, enviar o comprovante no Serviço de Pós-Graduação.
Email USP
(obrigatório a todos os alunos de Pós-Graduação)
Após a matrícula, os alunos Regulares precisam providenciar um e-mail institucional, sem o qual não receberão mensagens com avisos e lembretes do sistema Janus sobre as ocorrências do seu curso de Pós-Graduação.
É muito importante que você acesse regularmente seu email USP ou cadastre um redirecionamento de mensagens no email que você usa regularmente para que receba os emails USP.
Ele te avisa dos diversos prazos do seu Programa de Pós-Graduação, enviando alertas para que você não perca nenhum prazo importante do seu curso. As matriculas semestrais, obrigatórias até o fim do curso, também são feitas pelo Janus.
Para criar seu email, acesse o site https://id.usp.br/ , e siga as instruções. Em seguida envie um email para a Secretaria do seu Curso, para que possam ativá-lo e você comece a receber as mensagens institucionais.
Bilhete USP (BUSP)
Todo aluno matriculado terá direito ao Bilhete USP (BUSP). Esse bilhete leva os passageiros até a Estação Butantã do Metrô e desta para a USP todos os dias da semana, 24 horas do dia, gratuitamente. O procedimento para pedir esse cartão é o mesmo utilizado para a certeirinha USP, mas não precisa colocar foto.
A emissão da 1ª via é gratuita.
2ª via do Cartão (perda, extravio, defeito, etc):
Alunos podem solicitar a segunda via do BUSP mediante o envio de um e-mail para o Serviço de Tesouraria da FFLCH, com o comprovante de depósito ou transferência bancária ou transferência PIX (chave 63.025.530/0016-90) no valor de R$18,38.
Passos:
1) Depositar ou transferir o valor de R$18,38 para a FFLCH: Banco do Brasil - Agência 7009-2 - C/C 130396-1 - CNPJ: 63.025.530/0016-90 - R$ 18,38, ou transferência PIX (chave 63.025.530/0016-90).
2) Enviar para um e-mail para o Serviço de Tesouraria (tesourariafflch@usp.br) com os seguintes dados: - Nome completo - CPF - Nº USP - Curso - Comprovante de depósito ou transferência
A equipe do Serviço de Tesouraria responderá ao e-mail encaminhando o recibo de pagamento. A empresa responsável pela confecção do cartão BUSP avisará por e-mail quando estiver pronto.
A confecção do novo cartão BUSP só será autorizada após o recebimento do e-mail com os dados e o comprovante do interessado.
Caso prefira fazer o pagamento em dinheiro ou cheque, é preciso comparecer no Serviço de Tesouraria, no prédio da Diretoria e Administração: Rua do Lago, 717, sala 143. O atendimento é realizado nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O cartão deverá ser retirado no Serviço de Pós-Graduação - Prédio da Administração da FFLCH - Rua do Lago 717 - Sala 118
Outro modo de atendimento, além do e-mail buspcontato@usp.br, podem ser feito por telefone pelo 3091-4964 (das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00) ou pelo 3091-4991 (das 07:00 às 11:00 e das 12:00 às 16:00).
Para mais informações acesse BUSP.
Passe Escolar - SPTrans
A solicitação deverá ser realizada pelo próprio aluno acessando o Menu Passe Escolar, no Janus.
Obs: Esta funcionalidade está ativa somente para pedidos junto à SPTRANS (São Paulo - Capital). Alem do pedido no Janus o aluno também deverá se cadastrar no site da SPTRANS.