O Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, desde sua criação em 1994, destaca-se por desenvolver investigações e estudos de cultura e literatura ligados às comunidades de língua portuguesa, privilegiando conteúdos que se referem às culturas das nações onde a língua portuguesa é língua oficial.

Destaca-se, também, pelas inovadoras perspectivas comparatistas dos Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, que introduziram no cenário das universidades brasileiras, a particular atenção para a produção cultural de cada uma dessas nações, comunidades ou territórios, a partir das dinâmicas de suas relações históricas internas e externas, bem como, suas diversas e múltiplas formas de organização social. Por esse motivo, ao longo de seu percurso, o Programa esteve sempre atento às especificidades da produção cultural dos países de língua portuguesa e suas imbricações com seus respectivos contextos históricos, nos continentes americano, africano, europeu, e, mais recentemente, asiático, oferecendo condições para estudos específicos referentes às literaturas e às culturas produzidas em tais territórios a fim de estudá-las nas suas múltiplas inter-relações, a partir da perspectiva comparatista e de seus contextos sócio-político-culturais.

Quando de sua criação, o Programa constituiu-se com a participação de docentes cujas pesquisas já eram referência nas suas áreas de atuação. Desde então, vem atraindo outros pesquisadores interessados em investigar as trocas culturais entre povos que compartilham a mesma língua e uma mesma herança histórica marcada pelo colonialismo português. O corpo docente, hoje, de formação diversa, integra diferentes gerações de pesquisadores, possibilitando um diálogo permanente entre variadas perspectivas teórico-críticas dos estudos literários na universidade brasileira.

Procurando atender, portanto, as demandas dos docentes do Programa, bem como, as linhas de pesquisa dentro das quais estão inscritos, é que alguns eixos mais amplos do comparativismo foram encontrando as possibilidades para a sua consolidação, incidindo diretamente nas orientações de pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e supervisões de Pós-Doutorado.

As linhas de pesquisa foram, assim, fortalecendo o perfil do Programa e refletindo o seu forte caráter interdisciplinar, como é possível notar desde a sua progressiva organização entre os anos de 1990 e os primeiros anos do século XXI, cujas linhas eram: História cultural das práticas letradas luso-brasileiras dos séculos XII e XIII; Relações literárias Brasil-Portugal: dos anos 70 (século XIX) aos anos 20 (século XX); Modernismo nas literaturas de língua portuguesa; Neorrealismo: matrizes e variantes dos anos 40 e quarenta anos depois nas literaturas de língua portuguesa; Literatura e sociedade na época contemporânea: Portugal, Brasil e África; Mulher e literatura (ficção, poesia, ensaio); Imagens do Brasil na literatura portuguesa; A literatura infantil/juvenil em língua portuguesa (Brasil, Portugal e África). Assim é que partindo de indispensáveis pressupostos teórico-metodológicos comparativos, enfatizou-se a convergência dos campos específicos do conhecimento de que se baseia, se beneficia e fertiliza a perspectiva interdisciplinar entre as literaturas de língua portuguesa.

Em 2009, adequando-se às novas demandas de seus docentes, aos seus respectivos projetos de pesquisa, bem como, a articulação geral do Programa no que diz respeito à sua organização interna, as linhas de pesquisa foram reorganizadas da seguinte forma: Literatura e Sociedade; Relações literárias Brasil-Portugal-África; Literatura Infantil e Juvenil.

Mediante uma abordagem interdisciplinar relativamente inédita no Brasil, na qual o suporte linguístico comum, a língua portuguesa, é privilegiado e considerado em sua potencialidade de depositório histórico e meio dinâmico através do qual as trocas culturais do mundo em globalização ocorrem, os critérios teórico-metodológicos, provenientes da teoria da literatura e dos estudos da linguagem sempre em interface com as ciências humanas, estão em função de uma interpretação produtiva e continuamente atualizada de obras literárias e artísticas.

Portanto, as definições de novos projetos cujas delimitações foram surgindo por intermédio de questões históricas contemporâneas, acabaram por definir, em 2010, duas das atuais Linhas de Pesquisa do Programa:

  • Literatura e experiência histórica nos países de língua: busca o estudo comparativo das produções literárias de língua portuguesa de forma a considerar o processo colonial português e as distintas experiências históricas das sociedades submetidas a esse processo.
  • Literatura e outras formas do saber: propõe o estudo comparativo entre a produção literária dos países de língua portuguesa e outras formas de produção do conhecimento, nas suas manifestações artísticas, históricas e políticas.

E, em 2016, foi criada uma terceira linha de pesquisa Laboratórios de Criação - Escrita Literária 

As linhas atuais tornaram possível uma melhor articulação e um maior diálogo entre as diferentes frentes de trabalho, a partir de múltiplos pressupostos teóricos que registram a diversidade e a identidade do Programa fortalecida por uma composição heterogênea de docentes provenientes de várias Instituições de Ensino Superior do Brasil mas cujos horizontes teórico-metodológicos acabam por construir um interessante, sistemático e dinâmico diálogo. 

O PPGECLLP conta com os periódicos “Via Atlântica”, desde 1997, hoje no número 44, com periodicidade semestral, “Crioula”, desde 2007, hoje no número 34, revista de alunos do PPGECLLP, com periodicidade semestral, e “Literartes”, desde 2012, hoje no número 19, com periodicidade semestral.