1. Prof. Dr. Antonio Dimas
- Territórios Culturais no Brasil: Avaliação de territórios culturais brasileiros a partir de uma perspectiva literária
2. Prof. Dr. Benjamin Abdala Júnior
- Estudos Comparados: Graciliano Ramos - pontes literárias, socioculturais e com outras artes: O grupo tem por objetivo problematizar as relações literárias, socioculturais e com outras artes mantidas pela obra de Graciliano Ramos. No campo da literatura serão destacadas as relações entre suas produções literárias e as de outros escritores, através da delimitação de pontos confluentes/divergentes, no âmbito do comparatismo literário de língua portuguesa. Dessa forma, pretende-se confrontá-la com o corpus literário de diversos escritores, suas conformações histórico-literárias e seus contextos socioculturais. O grupo de pesquisa abriga linhas e pesquisa e subprojetos articulados ao tema geral, que serão objeto de discussão pelo grupo de pesquisa, prevendo-se a realização de trabalhos individuais e também coletivos.
- Literatura e política: a administração da diferença, entre inclinações utópicas e distópicas nos países de língua portuguesa: neste momento pós-crack do capitalismo financeiro de 2008, que demanda reconfigurações de estratégias, parece-nos imprescindível que a crítica assuma uma atitude mais ativa para criar ou redesenhar, com matizações mais fortes, tendências de cooperação e solidariedade. E, pela interlocução comunitária do campo intelectual, colaborar para ações políticas supranacionais mais amplas, na forma de blocos.
3. Profa. Dra. Elza Assumpção Miné
- Ferreira de Araújo e a Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro (1875-1900) - Fase II: A pesquisa levanta dados, analisa e avalia a ação cultural desempenhada por Ferreira de Araújo, à frente da Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, um dos mais importantes jornais brasileiros no último quartel do século XIX. A caracterização do periódico e de suas linhas mestras, no contexto sócio-cultural em que se insere e nos anos em que Ferreira de Araújo foi seu redator-chefe (1875-2000) se articula, assim, a um traçado de seu perfil intelectual, que prioritariamente considere: o seu apoio a toda uma geração literária e artística nacional; a sua abertura à participação de intelectuais e escritores portugueses nas páginas da Gazeta, o que a transforma num espaço privilegiado para o estudo das relações literárias Brasil/Portugal nesse período; o seu próprio talento e versatilidade enquanto jornalista.
- Maria de Arruda Müller e Dunga Rodrigues: agentes culturais pioneiras em Mato Grosso: O objetivo fundamental desta pesquisa é dar visibilidade ao papel exercido por mulheres pioneiras de práticas culturais, no Estado de Mato Grosso. Apesar de terem vivido longe dos centros urbanos mais desenvolvidos e, portanto, terem estado geograficamente à margem de modismos e tendências, produziram obras jornalísticas, ficcionais e poéticas, conquistaram espaços na imprensa periódica e contribuíram para a dinamização da vida social, política e cultural da região. Assim sendo, a pesquisa visa promover estudos sobre a atuação das mato-grossenses Maria de Arruda Müller e Dunga Rodrigues enquanto agentes culturais pioneiras, no período do segundo decênio aos anos sessenta do Século XX, especialmente em momentos decisivos, como foi, por exemplo,a luta que travaram pelo voto feminino, identificando as múltiplas maneiras como a realidade entre o Cerrado e o Pantanal foi por elas construída, pensada e interpretada.
4. Prof. Dr. Hélder Garmes
- Eça de Queirós: uma leitura cronológica de sua obra - parte 2: O intuito desse projeto é dar continuidade a projeto anterior homônimo, que visava a realizar uma leitura cronológica das obras de Eça de Queirós. Na primeira etapa, por conta da própria biobibliografia do escritor, trabalhou-se muito sua produção jornalística. Nesta fase, pretende-se abordar sobretudo o gênero romance, a partir de O crime do padre Amaro, mantendo no horizonte a perspectiva cronológica de suas publicações em outros gêneros literários.
- Literatura goesa e as literaturas de língua portuguesa na Ásia - parte 2: O presente projeto dá continuidade a projeto anterior homônimo, cuja proposta era recuperar textos que um dia constituíram o que hoje podemos designar de "literatura goesa de língua portuguesa". Trata-se de um conjunto de romances, contos, poemas, crônicas, peças teatrais, entre outros gêneros, que foram sistematicamente publicados na antiga colônia portuguesa de Goa, na Índia, assim como textos oriundos de outras áreas colonizadas por portugueses. Tendo em vista que a descoberta da extensão do acervo desses textos cresceu sistematicamente em função da pesquisa feita na primeira etapa deste projeto, optou-se por manter o projeto por mais cinco anos, na busca de sistematizar melhor essa produção e, concomitantemente, elaborar sua recensão crítica. Na primeira parte do projeto, foi trabalho sobretudo os gêneros romance e poesia. Daremos continuidade ao trabalho com tais gêneros, mas pretende-se explorar também o conto, a crônica e o teatro. No âmbito deste projeto, tem lugar o Projeto Temático Pensando Goa: Uma Peculiar Biblioteca de Língua Portuguesa, financiado pela FAPESP (maio de 2014 a abril de 2018). OBS: o título do projeto da parte 1 para a parte 2 substituiu o termo Oriente por Ásia tendo em vista a inadequação do primeiro em relação ao debate teórico que se tem desenvolvido.
- Pensando Goa: Pensando Goa é um projeto de divulgação da literatura e cultura de língua portuguesa de Goa por meio de uma página da internet - http://www.goa.fflch.usp.br/.
5. Prof. Dr. José Nicolau Gregorin Filho
- Fatores sócio-histórico-culturais preponderantes na gênese e nas transformações dos livros de literatura para crianças e jovens no Brasil (Fase II): Verificar-se-ão os aspectos sócio-político-ideológicos e seu reflexo na gênese e transformações dos livros de literatura infantil-juvenil no Brasil; ou seja, fatores que tiveram influência nas temáticas escolhidas, nos projetos gráficos, na linguagem utilizada, nas representações de instituições sociais, nas imagens do povo brasileiro e nas relações sociais e valores neles presentes, bem como as imagens que diferentes culturas de língua portuguesa fazem umas das outras, como elas dialogam com suas identidades e suas diferenças.
6. Prof. Dr. Mário César Lugarinho
- Gender, Normativity, Representations (GENORE): Comparative analysis of official speeches existing in African Portuguese-speaking nations. The construction of the nation and (re) creation of a gender order at the memorialistic African Portuguese-speaking Literature MEDIA DISCOURSES as a reflection of what emerges in the traditional approach to differentiating gender in cities in the Portuguese-speaking African Countries; LITERARY DISCOURSE from colonial to postcolonial times starting from the strategic symbols of nation-building poetry to the contemporary imaginary duties of citizenship going beyond tradition.
- Intersexualidades: tem como objectivo desencadear uma reflexão crítica sobre a Política e as relações de poder a partir das perspectivas fornecidas pelas teorias contemporâneas sobre o Género, o Sexo e as Sexualidades. Tendo em conta o facto de existirem não apenas grupos sociais com um déficit representativo em diversas estruturas políticas consolidadas como sujeitos (humanos e literários) que são ignorados ou descartados, de tanto as Ciências Exactas como as Humanidades não serem imunes às políticas sexuais e de o conhecimento ser igualmente legislado pelas noções de inclusão e exclusão, o grupo procurará investigar os seguintes tópicos.
- Identidades de gênero nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa II: Gênero e Nação: Leitura de textos das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, especialmente da Literatura Angolana, que configurando paradigmas identitários baseados no gênero, configuram o paradigma da identidade nacional. Confronto e ressignificação do espaço angolano e da ordem de gênero colonial evidenciada pela Literatura Colonial portuguesa do século XX. As identidades gênero e as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Para além da dialética do colonizador/colonizado e do dominador/dominado: o homem novo, a masculinidade hegemônica e a (re)configuração da ordem de gênero. O homem novo e a emergência do discurso do feminino. O soldado, o guerrilheiro, o burguês e o marginal: configurações da masculinidade e da identidade nacional. A nação e o estado pós-colonial e as identidades de gênero.
7. Prof. Dr. Paulo Fernando da Motta de Oliveira
- Balzac, Dumas e Camilo Castelo Branco: modelos equivocados e afinidades inauditas: O projeto pretende analisar a obra de Camilo Castelo Branco confrontando-a especificamente com a de dois autores franceses do século XIX: Honoré de Balzac e Alexandre Dumas.
- Relações literárias: o oitocentismo: O projeto pretende analisar relações de obras literárias oitocentistas, bem como verificar desdobramentos de aspectos da literatura oitocentista em obras posteriores.
8. Profa. Dra. Rejane Vecchia da Rocha e Silva
- As Literaturas Africanas e as possíveis representações da força de trabalho e da alienação na ficção de escritoras e escritores de países africanos de língua oficial portuguesa: A partir das relações entre os campos da Literatura, da História e das Ciências Sociais, o projeto pretende analisar quais as representações que as Literaturas Africanas vêm construindo acerca do trabalho entendido como fundamento ontológico do ser social. Seguindo as premissas marxianas, procurar-se-á analisar por intermédio das produções literárias de países africanos, a transformação do trabalho como conjunto das relações humanas e condição necessária do intercâmbio material entre o ser social, a natureza e a sociedade, para ser reduzido à reprodução de riquezas, aos bens de consumo e de mercadorias. No contexto histórico desses países, verificar a sua reestruturação a partir da divisão social do trabalho por interferência do colonialismo, em que o ser social é desapropriado de sua condição ontológica para ser explorado como produtor de valor-de-uso e de valor-de-troca. O trabalho, assim, revela-se como processo de coisificação da potencialidade humana, definindo-se a alienação. Esta, segundo Marx, entendida a partir do nascimento da propriedade privada e da divisão social do trabalho, quando o trabalho se converte em meio de exploração e seu produto em objeto alheio.
- Literaturas africanas e a função da crítica literária contemporânea: antigos e novos desafios: A pesquisa pretende desenvolver junto ao Núcleo de Pesquisa Brasil-África: novos horizontes, uma leitura crítica de obras de ficção de autores africanos não exclusivamente de língua portuguesa e que narram, documentam e recriam essencialmente experiências das diferentes realidades de países do continente africano. Portanto, a pesquisa inscreve-se no campo da crítica histórico-cultural interessada na avaliação da produção cultural na diversidade sócio-histórica peculiar, analisando, sob a perspectiva comparativista, suas interrelações. Encara-se, dessa forma, um largo campo de investigação, mediante a aproximação comparativa dos textos ficcionais e suas respectivas contextualizações históricas, e que pressupõe ainda o recurso a diferentes áreas disciplinares das Ciências Humanas e Sociais.
9. Profa. Dra. Rita de Cássia Natal Chaves
- Narrativas africanas de língua portuguesa: diálogos interdisciplinares: O projeto tem como objetivo analisar narrativas que, definidas como literárias, revelem um forte vínculo com outros saberes, notadamente com a História e Antropologia.
- Independência, utopia e memória na escrita moçambicana: O projeto tem como objeto de estudo o repertório de cunho biográfico e/ou autobiográfico publicada em Moçambique nos últimos 15 anos. Pretende examinar as linhas discursivas que atestam a sua articulação com a história recente do país, refletindo acerca do papel da narrativa na produção da memória social e histórica da sociedade moçambicana.
- Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono Narrative of the Indian Ocean in the Lusophone Space: Na sequência das produções teóricas que pautam a reflexão crítica e cultural sobre os espaços líquidos da contemporaneidade do Black Atlantic ao Atlântico Sul, o Projeto Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono fundamenta-se numa articulação teórica e disciplinar entre os Estudos do Oceano Índico e os Estudos Literários, Visuais e Culturais Lusófonos. Pretende-se deste modo preencher uma lacuna disciplinar significativa motivada pela quase total ausência de um diálogo crítico entre estas duas áreas de estudos, sobretudo nos contextos de língua portuguesa. Observando a produção científica que se situa na área dos Estudos do Oceano Índico os estudos de natureza histórica, nas suas articulações políticas e antropológicas, sobressaem como os mais desenvolvidos, principalmente, no que diz respeito ao período anterior à chegada dos europeus no Índico e à época pré-moderna, permanecendo menos aprofundados os períodos moderno e contemporâneo. À luz destas considerações, julga-se que o diálogo disciplinar proposto por este Projeto aponta para potencialidades analíticas, conceptuais e epistemológicas de grande relevo e atualidade, proporcionando um alargamento significativo das áreas de estudo em objeto. Partindo do pressuposto segundo o qual o Oceano Índico configura uma geografia identitária e cultural de cariz transnacional, o projeto visa responder à seguinte pergunta: de que modo as narrativas escritas e visuais oriundas de contextos lusófonos contribuem para a construção desse imaginário transnacional? Para responder a esta pergunta, pretende-se investigar a constituição do imaginário do Índico através de um mapeamento de narrativas literárias e representações visuais que foram produzidas em Portugal, Moçambique, Goa e Timor Leste a partir do século XIX até à contemporaneidade. Pretende-se, deste modo, desenvolver uma arqueologia deste imaginário para se refletir critica e comparativamente sobre as suas atuais configurações. Aproveitando a experiência do projeto NNPC e do projeto em curso NEVIS, o projeto NILUS analisará o papel da narrativa nos processos de construção identitária no contexto transnacional do Oceano Índico. Tanto na recolha, quanto na análise das narrativas literárias e visuais, serão privilegiados os seguintes eixos temáticos: 1) Representações do espaço (ilhas, cidades portuárias e costeiras, lugares do comércio, etc.); 2) Representações dos povos (Indianos, Africanos, Timorenses, etc.) e das suas experiências, individuais e coletivas, de migração e deslocamento; 3) Representações da cultura material e do consumo, considerando-se os objetos, a comida, o vestuário, etc, elementos distintivos do imaginário transnacional do Oceano Índico.
- PIELAFRICA Pactos e impactos do espaço nas literaturas africanas (Angola e Moçambique): o presente grupo de trabalho, composto por professores e estudantes de diferentes instituições universitárias, pretende analisar os novos rumos das literaturas de Angola e de Moçambique pelo viés espacial, que será apreendido em seu sentido textual, intertextual e institucional. Partindo da hipótese de que o espaço representado (nos textos), o espaço das obras (consideradas em suas linhas de continuidade e de ruptura) e o espaço institucional (considerado em suas possibilidades, mas também em suas dependências internas e externas) se articulam estruturalmente, fundando sentido, a pesquisa procurará sistematizar e repensar as formas e funções da geografia na produção desses dois campos literários (Bourdieu, 1992). A análise conjunta dessas três dimensões do espaço nos permitirá confirmar os gestos de homologação e de ampliação exercitados pelos autores e observar, por um ângulo menos habitual, as semelhanças e as diferenças entre os dois projetos nacionais.
10. Profa. Dra. Rosângela Sarteschi
- A África no Brasil e o Brasil na África: novos horizontes: O projeto tem caráter interdisciplinar e estrutura-se em torno de 3 eixos básicos: i)História, Cultura e poder, ii) Solidariedades e articulação de interesses geopolíticos e econômicos e iii) Documentos e metodologias. A pesquisa aborda questões relativas ao continente africano e às suas relações com o Brasil. Pretende-se fornecer instrumentos de investigação como bancos de dados, indicação de coleções e acervos bibliográficos, documentais e iconográficos. O grupo é composto por 9 pesquisadores doutores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Instituto de Estudos Brasileiros, Faculdade de Economia e Administração, Museu de Arqueologia e Etnologia.
- Literatura e história (fase 2): constituição das identidades nos países de língua oficial portuguesa: o projeto tem por objetivo fazer leitura e problematização de textos literários produzidos ao longo do século XX e o início do XXI, que encenam formas de construção ou reconstrução identitária nos países de língua oficial portuguesa. Desta forma, a reflexão que se pretende é a de analisar o texto literário em suas relações com a vida social e a história. O corpus inicial do projeto (fase 1) que focalizava apenas a narrativa em língua portuguesa foi ampliado, passando a abranger também a produção poética produzida nos diferentes países de língua oficial portuguesa, dando destaque para a afro-brasileira.
- Literatura e educação na perspectiva da Lei 11.645/08: Essa pesquisa tem por objetivo produzir uma reflexão, para além da análise do texto literário em suas relações com a vida social e a história, sobre o ensino de literatura na educação básica brasileira, tendo em perspectiva a Lei 11.645/08. Como se sabe, esta lei torna obrigatório o estudo da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas redes oficiais particulares e públicas de ensino do país, incorporando-se nos currículos escolares diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira a partir desses grupos étnicos.
11. Profa. Dra. Salete de Almeida Cara
- O narrador no romance naturalista brasileiro: Dando continuidade ao projeto de estudo do romance oitocentista brasileiro, trata-se a partir desta etapa, de proceder a análises comparativas de vários romances, para observar de que modo a fatura literária lida com os modelos de romance realista e naturalista, tendo em vista o desafio da matéria brasileira da qual se dispõe tratar.
- Literatura e sociedade: Trata-se de uma linha de pesquisa do grupo "Formas culturais e sociais contemporâneas" (CNPq), que reúne professores, pós-graduandos e alunos de graduação, com o intuito de construir bases para a investigação crítica da produção cultural recente, tendo em vista a lógica social de funcionamento do mundo contemporâneo. O eixo do trabalho consiste no estudo das articulações de formas culturais e sociais, buscando investigar seu sentido histórico no contexto das atuais transformações do capitalismo e seus efeitos na vida social, política e cultural.
12. Profa. Dra. Tania Celestino de Macêdo
- Olhares cruzados: literaturas e culturas do Magred e subsaarianas: Um estudo comparativo entre as literaturas e aspectos culturais do continente africano, sobretudo da chamada África austral.
- A construção dos inimigos: uma semântica do colonialismo português e sua apropriação pela literatura: A pesquisa, que se estabelece no campo de intersecção entre Literatura e História e já em andamento (a partir de leituras efetuadas, pesquisas em bibliotecas e acervos brasileiros e de visitas a sítios da internet e da base de dados portuguesa Sirius-Porbase), examinará material de vária ordem (jornais, revistas, manuais de alfabetização, livros didáticos e filmes) produzido entre os anos 1945 e 1975 em Portugal, visando a elaborar uma apresentação, ordenada, de uma semântica do colonialismo português nos últimos vinte e cinco anos de sua existência. A partir dos dados coletados, pretende-se, em um primeiro momento, verificar como se construiu a imagem do inimigo do império português. Um segundo passo dessa proposta de trabalho tem em vista a análise de como aquela semântica se articulou nos romances produzidos pela chamada literatura colonial, publicados pelos concursos promovidos pelo regime salazarista e que visavam à propaganda do colonialismo. E, em contrapartida, como nos romances realizados pelos nacionalistas angolanos os sinais se invertem e (des)constroem o discurso do inimigo para articular um outro que o (re) constrói.
13. Profa. Dra. Vima Lia de Rossi Martin
- Ensino e aprendizagem das literaturas de língua portuguesa: literaturas africanas e afro-brasileira em perspectiva: Reflexão sobre os limites e o alcance de práticas pedagógicas voltadas para o ensino e a aprendizagem das literaturas de língua portuguesa, em especial das literaturas africanas e afro-brasileira.
- Literatura e marginalidade social nos países de Língua Portuguesa II: Investigação das formas de representação da marginalidade social nas literaturas de língua portuguesa.