O Ciclo de Debates Perspectivas Étnico-raciais em Diálogos Interdisciplinares foi organizado por estudantes de pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo.
O evento acontecerá durante o mês de Novembro, semanalmente, e terá como foco debates sobre a produção artística nacional e suas relações com a questão étnico-racial.
Organizadores: Pós-graduandos do PPG em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.
Encerramento: Homenagem à Geni Guimarães
Com a presença da homenageada Geni Guimarães, professora, poeta, ficcionista e ativista em causas sociais e identitárias. Publicou o primeiro livro, Terceiro filho , em 1979. Ao longo de sua trajetória de escritora, recebeu os prêmios Adolfo Aizen e Jabuti pela obra A cor da ternura (1989).
Compõem a mesa de hoje:
Maria Nilda de Carvalho Mota (Dinha), poeta, editora independente, mestre e doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (USP) e pós-doutorado em Literatura e Sociedade (IEB/USP). Entre as suas publicações recentes: Maria do Povo/María Pepe Pueblo, Edições Me Parió Revolução (2019) e foi uma das organizadoras de Espantologia poética Marielle em nossas vozes (2018).
Day Rodrigues, cineasta, escritora, produtora e educadora social. Estuda formação em direção cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (RJ). Estudou roteiro na AIC (SP).
Premiada pela direção de “Racismo e resistência”, da série Quebrando o Tabu, na MIPCOM Diversify TV Excellence Awards 2019 (Cannes/ França). Produções recentes de docs independentes "Mulheres Negras: Projetos de Mundo" (2016), premiado no XXI Cine PE - Festival Audiovisual (Recife/ PE) e "Geni Guimarães" (202
https://www.youtube.com/watch?v=ttXFQdVeD44
|